Sobre a Editora

O CHAM é responsável pela edição de cinco colecções de estudos e de fontes cujo objectivo é divulgar resultados de projectos de investigação e de trabalhos que decorreram da partilha e discussão de conhecimento no âmbito de encontros científicos. A autoria destes trabalhos não é exclusiva da rede interna de investigadores. As Edições CHAM acolhem e incentivam contributos de investigadores externos, nacionais e estrangeiros, importantes para o desenvolvimento das áreas temáticas do Centro.

 

Colecção Estudos & Documentos

Inaugurada em 2002, a colecção E&D reúne 28 títulos, desde monografias e conjuntos de estudos sobre temas particulares, até à publicação de fontes. Actualmente é a colecção de perfil mais internacional do CHAM, publicando sobretudo monografias e volumes colectivos que reúnem contributos correlacionados com as temáticas de investigação desenvolvidas no Centro, maioritariamente, da autoria de investigadores externos estrangeiros.

 

Colecção CHAM eBooks

Esta colecção, em formato exclusivamente digital, é de âmbito mais lato e publica monografias, ensaios, volumes colectivos e fontes históricas resultado, maioritariamente, de investigação colectiva e individual desenvolvida no Centro.

 

 

Colecção CHAM Açores

Esta colecção, preferencialmente coordenada por membros da Academia açoriana, pretende ser um espaço de reflexão, discussão e interligação de contextos regionais e globais. Privilegia temáticas da história, do património e da cultura insular e atlântica, com destaque pontual para a Macaronésia, sem descurar outras geografias e uma cronologia alargada.

 

Colecção ArqueoArte

Colecção que visa a divulgação de trabalhos na área da arqueologia moderna, dando particular atenção a questões como a salvaguarda, a conservação e a valorização do património arqueológico, com especial foco nos territórios, estruturas e materiais resultantes do processo da expansão portuguesa nos séculos XV a XIX.

 

Colecção Atlântica

Colecção que decorre de uma parceria internacional entre a EDUFBA e o CHAM, e tem por objectivo reflectir sobre o conjunto da experiência imperial/colonial portuguesa, contribuindo para o debate historiográfico recente sobre história dos impérios e história atlântica.

 

ACESSO ABERTO

Todas as publicações do CHAM seguem a política de acesso aberto, estando prevista a atribuição de DOI.

 

Após a publicação, o CHAM reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa, e/ou em outras plataformas de acesso a publicações académicas, abrangidos por uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).

 

POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO

Os autores podem depositar em qualquer repositório, sem período de embargo, a versão final do editor (VOR) que lhes será disponibilizada. Não é autorizado o depósito da versão pré-print (versão original do autor), nem da versão pós-print (versão final do autor).

 
CUSTOS

A submissão de trabalhos é gratuita. Não há encargos associados ao processamento ou publicação de artigos, capítulos ou livros.

 

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Para informações detalhadas sobre avaliação científica, procedimentos editoriais, normas para submissão de manuscritos, entre outros, consulte a nossa Política Editorial (brevemente disponível).