Sobre a Editora
A edição de publicações é uma das principais linhas de actuação do CHAM, com a qual se pretende divulgar trabalhos originais e inéditos de interesse académico, e contribuir para uma maior disseminação da actividade científica desenvolvida no (ou em parceria) com o Centro.
As Edições CHAM publicam maioritariamente trabalhos da autoria de investigadores externos, nacionais e estrangeiros, que complementem e contribuam para o desenvolvimento das temáticas de investigação em foco no projecto estratégico do Centro.
O programa editorial do CHAM assenta no cumprimento das boas práticas e dos critérios internacionalmente estabelecidos para as publicações científicas. Compromete-se, também, com o princípio da democratização do acesso ao conhecimento, ao disponibilizar todas as suas publicações em acesso aberto imediato e sem custos.
AS NOSSAS COLECÇÕES
Colecção Estudos & Documentos
Inaugurada em 2002, a colecção E&D reúne 28 títulos, desde monografias e conjuntos de estudos sobre temas particulares, até à publicação de fontes. Actualmente é a colecção de perfil mais internacional do CHAM, publicando sobretudo monografias e volumes colectivos que reúnem contributos correlacionados com as temáticas de investigação desenvolvidas no Centro, maioritariamente, da autoria de investigadores externos estrangeiros.
Colecção CHAM eBooks
Esta colecção, em formato exclusivamente digital, é de âmbito mais lato e publica monografias, ensaios, volumes colectivos e fontes históricas resultado, maioritariamente, de investigação colectiva e individual desenvolvida no Centro.
Colecção CHAM Açores
Esta colecção, preferencialmente coordenada por membros da Academia açoriana, pretende ser um espaço de reflexão, discussão e interligação de contextos regionais e globais. Privilegia temáticas da história, do património e da cultura insular e atlântica, com destaque pontual para a Macaronésia, sem descurar outras geografias e uma cronologia alargada.
Colecção ArqueoArte
Colecção que visa a divulgação de trabalhos na área da arqueologia moderna, dando particular atenção a questões como a salvaguarda, a conservação e a valorização do património arqueológico, com especial foco nos territórios, estruturas e materiais resultantes do processo da expansão portuguesa nos séculos XV a XIX.
Colecção Atlântica
Colecção que decorre de uma parceria internacional entre a EDUFBA e o CHAM, e tem por objectivo reflectir sobre o conjunto da experiência imperial/colonial portuguesa, contribuindo para o debate historiográfico recente sobre história dos impérios e história atlântica.
POLÍTICA EDITORIAL
Avaliação Científica
De acordo com os critérios em vigor nas publicações científicas de circulação internacional, as propostas submetidas às Edições CHAM serão sujeitas a avaliação científica externa, em regime de duplo anonimato (double blind peer review). O nome do(s) árbitro(s) será indicado na publicação final.
Norma Bibliográfica
O CHAM adopta como norma bibliográfica a «Autor-Data» do Chicago Manual of Style (16ª edição).
Direito de Autor
O conteúdo dos trabalhos é da exclusiva responsabilidade dos autores e não do CHAM. A aceitação de um texto para publicação supõe a transmissão dos direitos de primeira publicação para o editor. A menção ao copyright fará parte da ficha técnica.
Os direitos sobre as eventuais imagens introduzidas nos trabalhos são da exclusiva responsabilidade dos autores, o que deverá ser comprovado documentalmente.
A submissão de propostas pressupõe a concordância com os termos e a entrega de cópia assinada da “Declaração de Autoria e Autorização de Publicação” do CHAM.
Acesso Aberto
Todas as publicações do CHAM seguem a política de acesso aberto, estando prevista a atribuição de DOI.
Após a publicação, o CHAM reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa, e/ou em outras plataformas de acesso a publicações académicas, abrangidos por uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).
Política de Auto-arquivo
Os autores podem depositar em qualquer repositório, sem período de embargo, a versão final do editor (VOR) que lhes será disponibilizada. Não é autorizado o depósito da versão pré-print (versão original do autor), nem da versão pós-print (versão final do autor).
Custos
A submissão de trabalhos é gratuita. Não há encargos associados ao processamento ou publicação de artigos, capítulos ou livros.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail enviados às Edições CHAM serão usados exclusivamente para os fins declarados pela editora e não serão tornados públicos para outros fins ou enviados para terceiros.