Pick Manifesto 25 de Abril hoje: Cluster Arte da Performance & Performatividade nas Artes

Authors

Cláudia Madeira (ed)
ICNOVA-NOVA FCSH
https://orcid.org/0000-0003-2346-6885
Cristina Pratas Cruzeiro (ed)
IHA-NOVA FCSH/ IN2PAST
https://orcid.org/0000-0001-7836-9148

Synopsis

Este livro pretende materializar o exercício de liberdade de pensamento e criação que procurámos instigar ao longo das oficinas dedicadas a refletir sobre o 25 de Abril organizadas pelo Cluster Arte da Performance & Performatividade na Arte (ICNOVA-NOVA FCSH e IHA-NOVA FCSH/ IN2PAST). Cada oficina foi coordenada em conjunto com um ou mais membros do cluster, respeitando a horizontalidade e ao mesmo tempo as individualidades, no sentido de estimular a diversidade que nos caracteriza. O livro reflete precisamente isso. No Prólogo acentuamos essa heterogeneidade através do registo fotográfico das oficinas e do que aí construímos em comum. Os capítulos seguintes, que têm por título os pilares da democracia que discutimos, foram entregues a membros do cluster que coordenaram ou/e participaram nas oficinas respetivas. As autoras dos mesmos escolheram como queriam abordar o tema, usando diferentes linguagens. Nos casos dos capítulos Paz, Educação e Pão — sendo que neste último caso foi desenvolvida uma leitura visual — foi seguida uma abordagem mais poética. No caso da Cultura, a construção do texto tem por base o excerto de uma entrevista ao convidado das oficinas dedicadas ao tema. Os capítulos da Habitação e da Saúde apresentam uma linguagem científica, assim como o Epílogo, dedicado a um questionamento em torno de metodologias académicas criativas e com assento na afetividade, para o qual vários membros do clustercolaboraram. O capítulo Q.B.: Performance Coletiva, tem na sua base o trabalho artístico de Helena Elias, membro do cluster, que generosamente adaptou a sua performance ao contexto do Pick Manifesto 25 de Abril hoje. Encerrámos o ciclo de oficinas precisamente com esta “performance-jantar-festa”, no dia 27 de Julho de 2024, no palco experimental da Partícula no Açúcar, em Lisboa. O capítulo contém o texto de apresentação da performance, da autoria de Helena Elias, e uma selecção fotográfica representativa de alguns dos momentos aí vividos. 

O 25 de Abril ainda não terminou. Por isso, continuamos a construí-lo. Escolhemos fazê-lo experimentando novos espaços de liberdade na produção de conhecimento. O próprio Sérgio Godinho fala da relevância de o fazer, no texto que aqui publicamos e que encerra o livro, afirmando que a expressão da liberdade se mantém como uma urgência da atualidade. 

Author Biographies

Cláudia Madeira , ICNOVA-NOVA FCSH

Cláudia Madeira é professora associada com agregação no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e vice-coordenadora do Grupo Performance & Cognição do ICNOVA. É corresponsável do cluster Performance Arte & Performatividade nas Artes (ICNOVA e IHA), e colaboradora do Centro de Estudos Teatrais (CET/FLUL) como investigadora no Grupo de Investigação em Teatro e Imagem. Concluiu o programa de pós-doutoramento, Arte Social, Arte Performativa? (2009-12) e o doutoramento em Sociologia sobre Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal (2007), pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Além de vários artigos sobre novas formas de hibridismo e performatividade nas artes, é autora de Performance Art in Portugal(Routledge, 2023); Arte da Performance made in Portugal (ICNOVA Ebook 2020); Uma Aproximação à(s) histórias da performance portuguesa (2020); “Práticas de Arquivo em Artes Performativas” (Imprensa da Universidade de Coimbra 2019); Híbrido. Do mito ao Paradigma Invasor (Mundos Sociais 2010) e Novos Notáveis: Os programadores culturais (Celta 2002). Leciona nos cursos de licenciatura e mestrado do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH.

Cristina Pratas Cruzeiro, IHA-NOVA FCSH/ IN2PAST

Cristina Pratas Cruzeiro currently is Assistant researcher at Instituto de História da Arte, Universidade NOVA de Lisboa. She concluded her PhD in 2014 in the field of the Art Science (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa). Between 2017 and 2022 she carried out her post-doctoral project, named "Colaboração e Colisão: intervenção pública e política da arte" (Collaboration and Collision: the public and political intervention of art) at Institute of Art History, Universidade NOVA de Lisboa. Her Ph.D and the Post-doctoral research were both funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT). Her research focuses on the relationship between contemporary artistic practices and the society, political movements and public space.

Downloads

Published

October 2, 2024

Series

Categories

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-989-9048-46-1