Expression, Truth and Authenticity: On Adorno’s Theory of Music and Musical Performance
Sinopse
"Theodor W. Adorno (1903 – 1969) é um dos filósofos Alemães mais representativos do século vinte e da chamada Escola de Frankfurt. Dentro dos tópicos principais do seu pensamento crítico encontra-se a Teoria Estética, a qual desenvolveu de forma mais particular nos seus muitos artigos sobre música. A partir sobretudo da interação com a Teoria da Música e com a Teoria da Performance Musical de Adorno, os artigos expostos neste livro oferecem perspetivas críticas não só em relação à sua abordagem à música, mas também em relação à sua filosofia como um todo. A Teoria da Música e a Teoria da Performance Musical de Adorno não só exemplificam a sua Teoria Estética, como também ocupam um papel essencial no seu desenvolvimento e na sua abordagem crítica à cultura e à sociedade. A constelação da qual a unidade de pensamento de Adorno surge pressupõe, de facto, uma relação essencial entre a sua teoria de arte e a sua teoria social.
Começando com “Expressão”, “verdade” e “autenticidade” como elementos-chave, aspetos relevantes do pensamento musical de Adorno são abordados de forma crítica neste volume: a ligação entre música e linguagem, e a ‘speech-character’ da arte; “significado”, “mimetismo”, “idioma” e o seu papel na interpretação musical; “fetichismo”, “fantasmagoria”, e a ideia de “unidade de artes”; “música nova” e a indústria cultural; a relação entre ética e estética; a crítica da “cotação”. Adorno é comparado a Nietzsche, Lyotard e Wittgenstein. Neste livro é dada uma ênfase particular à discussão das suas abordagens a Schubert, Wagner, Mahler, Berg e Strauss.”

Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.