Sobre a Editora
As publicações do IEM reflectem a dinâmica da sua investigação e da sua capacidade de estabelecer parcerias com outras instituições de modo a disponibilizar a especialistas e a público interessado em Idade Média publicações de grande qualidade.
Na sua estratégia editorial detectam-se duas fases distintas. A primeira corresponde à fase até 2005, durante o qual se publicaram obras esparsas e actas de importantes encontros científicos organizados pelo Instituto e se iniciou a publicação da revista digital do IEM, a Medievalista, ainda em registo anual. Nesta fase concluíram-se ainda algumas publicações do extinto Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH/NOVA de que o IEM foi herdeiro.
Num segundo momento, posterior a 2007, definiram-se duas linhas editoriais (séries), uma dedicada a Estudos e outra a Documentos, sendo que a segunda se destina exclusivamente à publicação de edições críticas de documentos e a primeira tem albergado actas de encontros científicos, recolhas de estudos, etc. Em 2014 foi inaugurada a série Instrumentos de Trabalho.
Sempre que tal tem sido possível e extra-série, o IEM tem publicado outras obras - catálogos, por exemplo - geralmente em parceria com instituições de cultura de prestígio. Mais recentemente, a opção pelos e-books começa a ganhar importância, pelas óbvias vantagens na disseminação do conhecimento e pelas virtualidades que permite.