https://livros.fcsh.unl.pt/cetaps/issue/feedCETAPS Press2025-10-10T17:38:34+00:00Ana Cristina Carinhasacarinhas@fcsh.unl.ptOpen Monograph Press<p>A chancela CETAPS Press surge, em 2025, na sequência da criação da plataforma PRELO da FCSH, com o objectivo de editar trabalhos académicos e de investigação, sujeitos a escrutínio rigoroso e científico, consentâneo com a excelência de investigação do CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. </p> <p>A nova chancela CETAPS Press edita em acesso aberto.</p>https://livros.fcsh.unl.pt/cetaps/catalog/book/266Para um Estudo do Mundo Transmediático Neovitoriano2025-10-10T17:38:34+00:00Teresa Raquel Nunes Pereiratpereira@fcsh.unl.pt<p><span class="fontstyle0">Dada a existência de um extenso espectro de textos neovitorianos, </span><span class="fontstyle0">posicionados em múltiplos </span><span class="fontstyle2">media</span><span class="fontstyle0">, que adaptam a Era Vitoriana, </span><span class="fontstyle0">abordam a temática do trauma através de referências a eventos </span><span class="fontstyle0">traumáticos situáveis, espacial e cronologicamente, na Grã-Bretanha </span><span class="fontstyle0">do século XIX e esgrimem (ou aparentam esgrimir) alguma espécie de </span><span class="fontstyle0">crítica ao que se encontra subjacente a esses eventos traumáticos, </span><span class="fontstyle0">como o colonialismo, o imperialismo, o racismo, o jingoísmo, o </span><span class="fontstyle0">chauvinismo, entre outros, a presente obra pretende averiguar a e</span><span class="fontstyle0">xistência (ou não) daquilo que designa como Mundo Transmediático </span><span class="fontstyle0">Neovitoriano, conceito cunhado com base no termo </span><span class="fontstyle2">transmedial </span><span class="fontstyle2">worlds</span><span class="fontstyle0">, apresentado por Lisbeth Klastrup e Susana Tosca em múltiplos </span><span class="fontstyle0">trabalhos entre 2004 e 2020.</span></p> <p><span class="fontstyle0">Para se perceber se o Mundo Transmediático Neovitoriano </span><span class="fontstyle0">efetivamente existe, selecionou-se um conjunto de textos que, para </span><span class="fontstyle0">além de reunir as características necessárias para pertencer ao Mundo </span><span class="fontstyle0">Transmediático Neovitoriano, não foi (à semelhança do contexto </span><span class="fontstyle0">histórico a que esse conjunto de textos se reporta), até à data, alvo de </span><span class="fontstyle0">atenção por parte dos estudiosos do neovitorianismo. O </span><span class="fontstyle2">corpus </span><span class="fontstyle0">de </span><span class="fontstyle0">obras escolhido congrega os romances </span><span class="fontstyle2">Scarlet Sash: A Novel of the Zulu </span><span class="fontstyle2">Wars </span><span class="fontstyle0">(Garry Kilworth, 2010) e </span><span class="fontstyle2">Apocalypse Now Now </span><span class="fontstyle0">(Charlie Human, </span><span class="fontstyle0">2013) e os jogos digitais </span><span class="fontstyle2">Zulu Response </span><span class="fontstyle0">(Web Interactive Solutions, 2017) </span><span class="fontstyle0">e </span><span class="fontstyle2">Historical Flavour Mod</span><span class="fontstyle0">, uma modificação do videojogo </span><span class="fontstyle2">Victoria II </span><span class="fontstyle0">e da </span><span class="fontstyle0">expansão </span><span class="fontstyle2">Heart of Darkness </span><span class="fontstyle0">(Paradox Interactive, 2010 e 2013, </span><span class="fontstyle0">respectivamente).</span></p> <p><span class="fontstyle0">A conjugação de obras literárias e de jogos digitais decorre, entre </span><span class="fontstyle0">outros fatores, da tentativa de contribuir para o preenchimento de uma </span><span class="fontstyle0">clara lacuna existente no âmbito do neovitorianismo, no seio do qual o </span><span class="fontstyle0">reduzido número de análises críticas de artefactos culturais de carácter </span><span class="fontstyle0">lúdico e digital afigura-se manifestamente insuficiente, face ao vasto </span><span class="fontstyle0">leque de videojogos que possuem uma dimensão neovitoriana. </span><span class="fontstyle0">Adicionalmente, e na senda dos trabalhos desenvolvidos por teóricos </span><span class="fontstyle0">como Manuel Portela, Nelson Zagalo e Cátia Ferreira, entre outros, </span><span class="fontstyle0">ambiciona-se favorecer a aproximação dos estudos literários e dos </span><span class="fontstyle0">estudos de cultura à análise de jogos digitais, habitualmente </span><span class="fontstyle0">considerados enquanto objeto de estudo no contexto das ciências da </span><span class="fontstyle0">comunicação.</span></p> <p><span class="fontstyle0">Ao longo da presente obra, sugere-se que os textos sob análise se </span><span class="fontstyle0">revelam profundamente ambíguos no respeitante ao colonialismo e </span><span class="fontstyle0">imperialismo. Como se argumentará, tal ambiguidade manifesta-se ao </span><span class="fontstyle0">nível da crítica e validação, em simultâneo, de diferentes elementos </span><span class="fontstyle0">identificáveis com o discurso colonial. </span></p>2025-09-01T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2025 CETAPS Press